









Os egípcios já cultivavam o açafrão como planta sagrada. Em vários murais da antiguidade, ele aparece em cerimônias religiosas sendo ofertado ao deus Sol. Os babilônios usavam-no para fabricar essências aromáticas, enquanto na Grécia era empregado como tintura para os cabelos. Os antigos assírios usavam o açafrão para fins medicinais.
Conta-se que Dionísio (ou Baco) nas suas orgias, mandava que se forrasse o chão com flores de açafrão, pois seu perfume era considerado afrodisíaco.
O açafrão pode ser cultivado sob climas temperados a tropicais, suportando bem temperaturas frias a quentes. Não é uma planta muito exigente ao tipo de solo, desde que seja bem drenado e adubados com matéria orgânica.
As flores devem ser colhidas pela manhã, depois da seca do orvalho, duas a três vezes por semana, isto porque as flores surgem quase que diariamente, e se não forem colhidas, já no dia seguinte elas estarão murchas e não serão aproveitadas
Logo após a colheita das flores deve se retirar os estames, e levá-los a secar em um secador com ar aquecido.
O pistilo seco da planta açafrão é a especiaria mais cara do mundo, pois são necessárias 200 mil flores, ou 600 mil pistilos, para se obter um quilo. Encontrado a granel, o açafrão tem cor amarelo-alaranjada. Possui um sabor levemente amargo, pungente, porém agradável. Possui odor agradável, penetrante, doce, picante e floral.
É bastante usado em pratos à base de arroz, como nos risotos italianos ou na famosa paella valenciana, prato típico da cozinha espanhola à base de arroz, frutos do mar, peixes, aves, carne de porco, legumes e temperos. Enriquece também massas, carnes brancas, sopas de frango ou de peixe e até pães.
Na Índia é ingrediente indispensável no preparo do carril. Em sobremesas pode ser incluído no preparo de arroz-doce, pudins à base de semolina e em muffins. Antes de ser usado, deve ser misturado com algum líquido quente.
O açafrão é sempre utilizado em pequenas doses, pois seus aromas são muito intensos.
Quem prova açafrão uma vez pode morrer, não da ingestão, mas de prazer.Fonte: Portal do Colégio São Francisco
Fotos; Internet
.....................................................................................