ENLUARADOS

sábado, 16 de janeiro de 2010

Andorinhas



Quando eu era criança morei numa casa onde a sala tinha andorinhas pintadas numa parede azul. Eu deitava no chão, ficava olhando aquele “céu de andorinhas” e sonhava que estava voando com elas.
Hoje, quando elas chegam, eu fico olhando da minha janela.
Elas invadem meu pedaço de céu.
Grande nuvem negra de alegres bailarinas.
Junto com as andorinhas voam os meus sonhos, meus desejos de criança.



As andorinhas voam contra o vento e realizam longos vôos planados para pegar insetos. Dormem nos beirais dos telhados ou em fendas diversas onde fazem seus ninhos com muito capricho. Outras nidificam em galhos ocos ou em buracos em pedras ou barrancos, nos quais escavam galerias.
Os ovos, brancos, são chocados pelo casal, que dorme junto no ninho, fato incomum entre as aves. A incubação dura 15 dias em média. Os pais se revezam na alimentação dos filhotes, que começam a abandonar o ninho com cerca de um mês de vida.

Notáveis pelas acrobacias que executam em grupo, realizam um grande bailado no céu.

...............................................................................

Um comentário:

Espaço do João disse...

Há dois dias, chegaram as primeiras andorinhas ao meu bairro. Se for ver as postagens mais antigas, tenho publicado onde na minha casa fizeram seu ninho. Curiosamente o ano passado, como só apareceu uma do casal, não houve filhotes. As que chegaram este ano já foram visitar o ninho anterior e, já passaram lá estas noites. Achei estranho virem tão cedo e com tanto frio.Tenho muita afeiç~qo a tais pássaros e, eles bem sabem que não lhes faço mal. Estão tão perto que chego com a mão no ninho sem ajuda de de outro meio. Vamos lá ver como se comportam este ano. Gosto de observar a sua partida para outras paragens lá pelo mês de Outubro. Colocam-se em grande quantidade sobre as linhas telefónicas e, normalmente ao romper do dia partem. Já tive a oportunidade de anilar um casal e a felicidade de os ver regressar ao seu ninho no ano seguinte. Qual a sua orientação? É realmente deslumbrante.