ENLUARADOS

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Um Passarinho


Há muito tempo que vinha tentando tirar uma foto desse passarinho. Todas as vezes que tentava, não dava certo, ele fugia quando eu chegava perto. Passeando no Jardim Botânico me deparei com ele no roseiral e me aproximei bem devagarinho, pé ante pé.


Mas nem precisava, este aqui até fez pose, me deu todas as chances. E o mais interessante foi que, só quando eu terminei de fotografar é que ele então alçou seu vôo.
Ganhei o dia!!!


Não sabia o seu nome. Pesquisei na Internet e achei:

A Lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta) também conhecida como Lavadeira, Maria-branca, Maria-lencinho, Bertolinha, Noivinha ou Pombinho-das-almas é uma espécie de pássaro sul-americana pertencente a família dos tiranídeos.
Ela é originária do Nordeste. Começou a aparecer por aqui (Rio de Janeiro) na década de 1950 e vem se espalhando pelo sudeste mais recentemente.

Dados ecológicos: vive sempre perto da água; pequenos lagos, açudes etc. O macho é um pouco diferente da fêmea. Eles só têm um parceiro (são monógamos).

Hábitos alimentares: come insetos como cupins, pequenos besouros e formigas.

Curiosidades: o macho, na época da reprodução, levanta a cauda como se fosse um leque e mostra a parte de baixo das asas (que é preta) para a fêmea. Esta ave é capaz de encarar adversários maiores que ela, como o Bem-te-vi, para defender seu ninho.

..............................................................................

3 comentários:

franciete disse...

Ó minha querida, que amor de passarinho, sabe eu sou uma apaixonada por aves mas vou-te contar. Eu quando era pequena praí com os meu 8 até 10 anos, fui uma verdadeira terror dos passarinhos, andava sempre a vasculhar seus ninhos, só para ver os passarinhos nascerem e crescer. Mas coitados eles não gostavam nada disso, e por vezes engeitavam e faziam os ninhos em outro sitios bem mais longe de mim, tenho verdadeiras aventuras com eles, mas hoje sou uma apaixonada até tenho dois casais de canários em casa.
Mas não devia, mas canário não vive à solta.
Beijinhos de luz em seu coração e bem-aja por nos mostrar e contar a historia do seu lindo passarinho.

Daniel Costa disse...

Estela

Gostei da lição, o pássaro que a motivou, não conheço, possivelmente não terá habitat em Portugal.
Vi o teu comentário no post da Jacque, como sou descomplicado, acho bom haver pontos de vista divergentes. Estar ou não de acordo, não tem interesse, as pessoas devem ser livres de pensar e se nanifestar.
Beijos
Danel

RENATA CORDEIRO disse...

Hi, my Beautiful!!!
Yes, yes, yes!!!************************************

O SORRISO DELE ME ENCANTA

O sorriso dele me encanta.

Como me encanta a forma como ele me olha, a carinha de inocente quando faz coisa errada, ou o jeito de perdido quando não sabe alguma coisa...

E os olhos? Que brilho é aquele? Eu poderia ficar olhando durante horas e não me cansaria.

Tem o abraço mais gostoso que já senti. Dentro daquele abraço me sinto protegida, querida e feliz. E a cada abraço é como se o mundo parasse e eu pudesse ficar ali aquele instante aproveitando tudo aquilo sem ter que se separar novamente.

Sinto tanta saudade, o peito aperta de saudade.

Sou muito feliz por ter um amor que me faz suspirar todos os dias, que me faz rir sozinha, que tira meu folêgo

Tão divertido, tão inteligente, tão lindo.
Tô perdidamente apaixonada pelo meu ursinho de pelúcia****************
By Renata eu e daí?

Beijos mil**************************
Thanks*********************
Don´t forget it: Love is Life and Life is Love!!!
I never forget you, my dearest friend*************************
Have always a great day!!!