ENLUARADOS

domingo, 30 de maio de 2010

Por que os gatos sobem em árvores?


Os lugares mais elevados atraem os gatos, pois são relativamente seguros e de lá eles podem monitorar o seu território. Além do mais, os gatos são muito curiosos e querem sempre saber o que tem lá em cima.
Árvores, cercas, muros, telhados, peitoris de janelas, encostos de sofás, são os observatórios preferidos dos felinos.
O que interessa é que eles precisam de um ponto de onde possam checar absolutamente tudo, em um local alto e sem perigo. E registram todas as idas e vindas das pessoas, presas e inimigos potenciais.
Eles sobem cada vez mais alto numa árvore e, sem querer avançam muito mais do que planejaram. Ao olharem para baixo, pelos galhos, se enchem de pânico, quando percebem que será preciso um pulo muito arriscado para descerem.
E quando tentam voltar percebem que suas unhas não foram feitas para descer, somente para subir, devido à sua curvatura. E então começam a miar bem alto, pedindo ajuda. São capazes de ficar o dia inteiro miando sem coragem de descer, até que acabam percebendo que podem descer de costas e, chegam ao chão felizes da vida, se sentindo vencedores.

Do livro: Por que os gatos são assim? de Karen Anderson.

2 comentários:

Multiolhares disse...

Entrei no teu cantinho por curiosidade como os gatos, pois tens o mesmo nome que a minha filha, Estela, depois achei engraçado este poste pois também gosto de gatos, tenho três gatinhas, a Diana a Farrusca e a Naya e é engraçado de ver como todas elas são diferentes com as suas próprias manias.
beijitos

Jacque disse...

Estela. Eu tive uma gata que gostava de subir na cortina da sala... Já, a minha prima, tem um gato que gosta de subir na cabeça da sobrinha dela rssssssssssssssss...

Beijo