ENLUARADOS

domingo, 1 de agosto de 2010

As Hortênsias



Era um quintal colorido e com muita sombra. Havia goiabeiras e um pé de romã esquecido lá no fundo. também havia rosas, begônias e jasmins, e o vento espalhava o perfume dessas flores que entrava na casa.
Minha avó gostava de fazer mudas em pequenas latas, que ela vendia quando aparecia freguês.
E as hortênsias... estas me fascinavam. Eram azuis ou róseas e havia algo de mágico em como elas contrastavam com o verde de suas folhas.
As hortênsias parecem querer sempre agradar. São flores pequenas e delicadas que se unem formando um imenso buquê, alegrando a vista de quem as olham.

Aprendi mais tarde, que as cores das hortênsias dependem do tipo de solo, mais ou menos ácido, o que faz com que elas reajam e revelem uma cor diferente para cada um deles, passando por nuances brancas, azuis e róseas.
As flores de coloração azul nascem em solo ácido, enquanto que as róseas em solo alcalino. Gostam de muita luz, mas não devem ficar diretamente expostas ao sol, pois se ressentem e ficam queimadas com facilidade.

São especiais em decoração, sozinhas ou em arranjos com outras flores. Frescas ou secas, elas emprestam seu agradável colorido ao ambiente.

Simbolicamente, representam: obstinação, dignidade e honra.



A foto eu peguei emprestada AQUI.

...........................................................

Um comentário:

Jacque disse...

Estela.. Eu tb não sabia que as cores das hortênsias dependem do tipo de solo..........
São muito Lindas..

Beijooooooooooo