ENLUARADOS

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Lírios


Johann Gottfried Herder, escritor e filósofo alemão do século XVIII, costumava escrever contos ao estilo de lendas narrando a origem das flores e, escreveu o seguinte sobre o lírio.

"Quando a terra ainda estava nua, um grupo de charmosas ninfas se reuniu em torno de um rochedo e decidiu animar o solo estéril com flores. As ninfas dividiram suas tarefas; sob a camada de neve que revestia a grama fria, a ninfa Humildade ( também conhecida como Tália) criou a modesta violeta, depois, esperança (Eufrosina) criou os cálices do jacinto com seu belo perfume. Quando Humildade e Esperança terminaram suas tarefas e uma variedade de novas flores havia sido criada, as tulipas ergueram suas cabeças e os narcisos puseram-se a sonhar. Ao ver isso, Vênus disse às duas Graças: “O que estão esperando, irmãs do encanto, apressem-se e criem as flores da ternura”. As graças desceram à terra, e Aglaia, que era a inocência, criou o lírio. Tália e Eufrosina, vendo o lírio, criaram uma irmã para ele, a rosa, a flor do amor. A parti dessa época, dizem que a rosa e o lírio tem crescido juntos porque foram criados pelas irmãs da Graça."

Fonte: Livro – A Sabedoria das Flores de Katherine Kear.

.

4 comentários:

RENATA CORDEIRO disse...

Gostei do post, já conhecia o texto, pois tenho o livro, belíssimo, diga-se de passagem. Tudo lindo por aqui, como sempre.
Gosto de vc, Estela, muito...
Meus beijos sinceros,

Giulia e Mônica disse...

Oi flor de jabuticaba ou seria uma flor de lirio??? Lindo este post, eu amo Lirios, gosto sempre de manter um na minha casa, olha tem um selinho pra vc... bjs

ines rocha disse...

Mari, sintonias e sintonias....
no mercado das flores, todas sorriam para mim naquela tarde chuvosa. O lírio branco além de sorrir, falou seu nome...
bj

Unknown disse...

Vendo seu Blog sinto uma imensa paz, tudo é muito bonito e interessante, da vontade de entrar em cada foto e viver o momento! Gostei muito... Bjus Fátima