ENLUARADOS

domingo, 4 de outubro de 2009

São Francisco de Assis

Hoje, 4 de outubro, é dia de São Francisco de Assis

Pintura de Raquel


Artesanato de barro de Caruaru (Pernambuco - Brasil), representando São Francisco.

Pintura de Jusepe Ribera


Pintura de John Alves


Não sou religiosa, mas fui educada dentro da religião católica, estudei em um colégio de freiras franciscanas. E guardo boas recordações desse tempo. Um tempo em que tudo era mais ingênuo e com mais felicidade.
Ainda hoje recordo as histórias de santos contadas pelas freiras. E a que mais me impressionou foi a de São Francisco de Assis, por quem guardo uma grande simpatia. O fidalgo que se desfez de suas riquezas e foi andar pelo mundo, ajudando a todos que precisassem. Ganhou com esta conduta vários seguidores.
Mas o seu jeitinho especial era mesmo com os animais, com quem conversava e os tratava como se fossem seus irmãos.
Para ele todos e tudo da natureza eram seus irmãos; “Irmão Sol, Irmã Lua, Irmão Vento”... Os animais se aproximavam dele com toda a confiança, pois o tinha como um igual. E assim o povo o elegeu o santo “Protetor dos Animais” e também daqueles que amam e protegem os animais.

Vinicius de Moraes retrata, nesta música, a história que eu ouvi quando criança e que trago até hoje na minha memória...

São Francisco (Vinicius de Morais - Arca de Noé))


Lá vai São Francisco/ Pelo caminho/ De pé descalço
Tão pobrezinho / Dormindo à noite/ Junto ao moinho
Bebendo água/ Do ribeirinho.

Lá vai São Francisco/ De pé no chão/ Levando nada
No seu surrão/ Dizendo ao vento/ Bom dia, amigo
Dizendo ao fogo/ Saúde, irmão

Lá vai São Francisco/ Pelo caminho/ Levando ao colo
Jesus Cristinho/ Fazendo festa/ No menininho
Contando histórias/ Para os passarinhos

.........................................................................................

5 comentários:

Giulia e Mônica disse...

NOssa vc foi educada em colegio de freiras... A vida lá não é muito dura???

Passando para matar as saudades e deixar umas flores no seu jardim kkk, olha no mimos do quintal tem um selinho do dia das crianças.. passa lá,,//

bjs

Mônica

Estela disse...

Oi Mônica,
O colégio era dirigido por freiras, a maioria alemãs, mas apesar da fama, elas eram bem carinhosas e gentis. Era um colégio moderno pra época e com um ótimo ensino. Não tenho nada do que me queixar. Não era "colégio interno".

Anônimo disse...

Minha cara amiga Estela, que bela lembrança, temos sempre que reverenciar o imortal Vinícius, a Arca de Noé é um trabalho precioso para quem quer educar com qualidade. Agradeço os seus gentis comentários em meu blog.


Muita paz e harmonia,

Forte abraço

Caurosa

Anônimo disse...

Também fui educada num colégio de freiras Doroteias e conheço todas as histórias sobre Santos porque eram contadas vezes sem fim.Os Santos da minha devoção eram S.Francisco de Assis e Santo Inácio de Loiola.Sobre a vida colegial falarei qualquer dia.Um beijo amiga Estela.

Tais Luso de Carvalho disse...

Oi, Estela, também fui educada em colégio de freiras, mas não sigo a religião... Porém, gosto de São Francisco por ser o representante dos animais, uma das coisas que mais prezo: o amor por eles.

Tenho vários 'São Francisco', acho que está no blog Das Artes, feitos por mim.

E a oração de São Francisco... que linda!

beijos, amiga.
tais luso