ENLUARADOS

sábado, 29 de agosto de 2009

VIDA DE BEIJA-FLOR


A VIDA DO BEIJA-FLOR é muito agitada. Apesar do seu tamanho, ele costuma gastar num só dia mais energia do que qualquer outro animal de sangue quente. Grande parte do dia ele passa procurando flores para sugar seu néctar.
Mas o beija-flor também gasta seu tempo em outras atividades, como tomar banho, por exemplo. Chapinhando em alguma fonte ou corrente d'água, sempre encontra maneiras variadas e criativas de tomar seu banho diário.
Muito independentes, os beija-flores costumam comer, banhar-se ou descansar sempre sozinhos. Juntos, passam a maior parte do tempo brigando ou perseguindo um ao outro, a não ser na época de acasalamento. Seu namoro é breve e com bonitos torneios de vôo.

O Colibri de Peito Vermelho sobrevoa mais de 800 Km de mar aberto para completar sua migração de Nova Iorque ao México. As necessidades energéticas para transpor parte da jornada parece muito maior do que seu pequeno corpo possa armazenar. No entanto, o Colibri tem chegado ao seu destino por milhares de anos.
O bico fino e comprido do beija-flor é pra facilitar a retirada do néctar das flores.
A Natureza sabe o que faz!

5 comentários:

graciete filipe disse...

Olá amiga, muito bonito o retrato feito do seu beija-flor, e quem diria que uma avezinha tão minuscula consegue fazer tantos klm.
Obrigado por nos dar a conhecer estas maravilhas da Natureza.
Beijinho em seu coração

Giulia Princesa da mamãe disse...

Ai que fofo, vc vê uma criaturinha deste tamanho faz tudo isto, em quanto muitos ficam por ai vagando sem fazer nada da vida... Que bom que Deus criou eles para embelezar a natureza e nos fazer sorrir... adorei... bjs

Silvana Nunes .'. disse...

Beija-flores são graciosos. Eu moro dentro da mata e estou rodeada por eles. Sempre vêm beber água nos diversos bebedouros que tenho espalhados pela casa. São divinos, dóceis, frágeis e deixam a minha casa mais feliz.
Adorei este espaço.
Voltarei.
Saudações Florestais !
Silvana Nunes/RJ

Kotta disse...

Que elegância de ave , o beija flor é uma ave incansável seu voo é constante e são lindos nas suas cores coloridas. Bjo.

nayara disse...

[b] que fofi na minha casa todos os dias os beijar flor vem tobar água HEM UM POTINHO PROPIO MUITO LINDINHOS FIQUEI CURIOSA PARA SABER A VIDA DESSA CRIATURA E AMEI !!! TUDÃOI FUI