ENLUARADOS

domingo, 22 de novembro de 2009

O pé de Lírio



Me lembro bem, eu era pequena, na frente da casa de Ceição tinha uma árvore grande, de flores pequenas de cor lilás que exalava um leve e delicado perfume. Seus frutos eram umas bolinhas verdes que ficavam amarelas e suas folhas deixavam passar a claridade formando uma sombra rendada no chão.
Eu gostava daquela árvore, de seu porte delicado e esguio. Ceição a chamava de Lírio.
O tempo passou, eu cresci e nunca mais vi (ou não prestei atenção) uma árvore igual.
E agora, tantos anos depois, eu percebo um exemplar desta família, e ninguém por aqui a conhece como Lírio (pois Lírio é uma outra flor, bastante popular que todos nós conhecemos). A chamam de Santa Bárbara.
Mas por acaso a encontrei nas páginas da Internet e, fiquei tão feliz de ver a árvore que tanto encantou meu coração de criança, reconhecidamente com o nome de Lírio.

LÍRIO
Família: Meliaceae

Nome científico: Melia azedarach L.

Nomes populares: Lilás ou Lírio da Índia, Cinamomo, Lírio ou Lilás da China, Lírio ou Lilás do Japão, Jasmim-de-Caiena, Jasmim-de-Cachorro, Jasmim-de-Soldado, Árvore-Santa, Loureiro-Grego, Santa Bárbara.

........................................................................

3 comentários:

非凡 disse...

I'm appreciate your writing skill.Please keep on working hard.^^

Espaço do João disse...

Nós por cá não chamamos de lirios esse arbuato. Lirios somente à flor de lis. Flor dos namorados.. Logo que os apanhar abertos farei uma postagem dos mesmos.

Espaço do João disse...

No comentário anterior, ressalvo a palavra "arbuato" por arbusto