ENLUARADOS

domingo, 22 de novembro de 2009

O pé de Lírio



Me lembro bem, eu era pequena, na frente da casa de Ceição tinha uma árvore grande, de flores pequenas de cor lilás que exalava um leve e delicado perfume. Seus frutos eram umas bolinhas verdes que ficavam amarelas e suas folhas deixavam passar a claridade formando uma sombra rendada no chão.
Eu gostava daquela árvore, de seu porte delicado e esguio. Ceição a chamava de Lírio.
O tempo passou, eu cresci e nunca mais vi (ou não prestei atenção) uma árvore igual.
E agora, tantos anos depois, eu percebo um exemplar desta família, e ninguém por aqui a conhece como Lírio (pois Lírio é uma outra flor, bastante popular que todos nós conhecemos). A chamam de Santa Bárbara.
Mas por acaso a encontrei nas páginas da Internet e, fiquei tão feliz de ver a árvore que tanto encantou meu coração de criança, reconhecidamente com o nome de Lírio.

LÍRIO
Família: Meliaceae

Nome científico: Melia azedarach L.

Nomes populares: Lilás ou Lírio da Índia, Cinamomo, Lírio ou Lilás da China, Lírio ou Lilás do Japão, Jasmim-de-Caiena, Jasmim-de-Cachorro, Jasmim-de-Soldado, Árvore-Santa, Loureiro-Grego, Santa Bárbara.

........................................................................

5 comentários:

maybe disse...

I'm appreciate your writing skill.Please keep on working hard.^^

Espaço do João disse...

Nós por cá não chamamos de lirios esse arbuato. Lirios somente à flor de lis. Flor dos namorados.. Logo que os apanhar abertos farei uma postagem dos mesmos.

Espaço do João disse...

No comentário anterior, ressalvo a palavra "arbuato" por arbusto

Gilson disse...

Perto da casa de minha avó, eu criança, brincava tb com suas sementes, todos nos conhecíamos como lírio, hoje não existe mais, relembrei minha infância com essa foto.

Unknown disse...

Lindo texto a minha sogra é da cidade de Crato no Ceará ,e vive procurando esse pé de lirío aqui no interior de São Paulo, agora descobrimos que é Santa Barbara,graças ao seu texto.Igualzinho ao relato dela.